Vinhos de altitude conquistam o público do Passeio Pedra Branca

Vinhos de altitude conquistam o público do Passeio Pedra Branca

A Adega, Wine Bar & Bistrô Vini di Altezza diversifica a enogastronomia e valoriza a riqueza da produção de vinhos de altitude na serra catarinense  

Os vinhos do terroir de altitude de Santa Catarina estão conquistando críticos, apreciadores e alcançando fama em terras estrangeiras. É no estado, que ocupa a terceira posição como produtor de uva do país, que o vinho ultrapassa barreiras e desce a serra em direção à Grande Florianópolis para agradar os consumidores em busca da experiência de degustar uma bebida autêntica, com qualidade. Mais especificamente no Passeio Pedra Branca, em Palhoça, onde a Adega, Wine Bar & Bistrô Vini di Altezza apresenta os sabores e o legado da vinícola Villaggio Conti, de São Joaquim. A adega também tem as prateleiras segmentadas por outros vinhos nacionais de altitude, com o objetivo de prestigiar os pequenos e médios produtores.  

A Vini di Altezza surgiu como um lugar de motivação e inspiração para os empreendedores, o casal Juliana Lima e Bruno Conti, junto com o fundador da vinícola Villaggio Conti, Humberto Conti. “Nosso objetivo era criar um espaço dedicado aos vinhos nacionais de altitude, principalmente aos que são produzidos na Serra Catarinense, além de trazer um espaço inovador para a cidade de Palhoça”, destaca Bruno.

A Rua da Praça, 241, no Passeio Pedra Branca, é o destino dos apreciadores de vinho da região de diferentes perfis e interesses. Isso porque a Vini di Altezza reúne três tipos de serviço em um só lugar: o cliente pode comprar o vinho preferido e levar para casa; degustar a seleção de vinhos vendidos na taça, como uma alternativa para experimentar as diferentes opções antes da compra; ou, ainda, prolongar-se na casa em jantares harmonizados, com vinhos rosé, branco e espumante, com cardápio completo e ‘democrático’. 

Criar essa rotina de uma refeição saborosa combinada a um vinho está nos planos do casal de proprietários da adega. “As novidades em 2019 são os jantares harmonizados, as degustações com os vitivinicultores e eventos com o vinho como protagonista”, revela Juliana Conti. As possibilidades não param por aí na Vini di Altezza. Todas as quartas-feiras tem dose dupla de taça de espumante e vinho tinto com rótulos selecionados e, nas quintas-feiras, música ao vivo, com um repertório variado para atender todos os gostos do público.


Trajetória de ascensão 

A história da Vini di Altezza é marcada por uma bem-sucedida trajetória. Bruno e Juliana inauguraram a adega em outubro de 2016, mas cinco meses antes já iniciaram o projeto de apresentação da proposta para os clientes. O casal rodava pela Praça do Espelho d’Água do Passeio Pedra Branca com uma wine bike – uma bicicleta adaptada para oferecer degustação e venda dos vinhos da família Conti, de produção limitada e uvas selecionadas. 

Os atrativos da Cidade Criativa Pedra Branca também conquistaram o casal e determinaram que ali seria mesmo o local onde instalariam a Vini di Altezza. “Primeiramente, escolhemos o local para morar, por ser de fácil a acesso à estrada que leva para a vinícola. Em seguida, o vislumbre e a oportunidade de montar um negócio no mesmo local. No momento em que fizemos essa escolha, a ideia era de crescer junto com a Cidade Pedra Branca e disseminar a cultura do vinho ao público da região, além de criar um espaço diferenciado para o bairro e, consequentemente, para a cidade de Palhoça”, conta Bruno. 

E o crescimento realmente aconteceu. Bastaram oito meses de funcionamento para o casal ampliar a Vini di Altezza. Em junho de 2017, a loja, de 40 metros quadrados, dobrou de tamanho e possibilitou a criação do bistrô. “Sempre aliando o vinho à refeição, afinal, o propósito da Vini di Altezza desde o seu começo é disseminar a cultura do vinho, fazer com que o público conheça as histórias que tem por trás de cada rótulo degustado e apreciando uma boa gastronomia com inspiração italiana”, enfatiza Juliana. 


Comentários

Receba novidades do Passeio Primavera: