Conheça a importância das calçadas largas

Conheça a importância das calçadas largas

Quando as pessoas têm um ambiente seguro, bonito, arborizado e amplo para utilizarem, a tendência é que elas passem a usar menos o carro e caminhar mais. Por isso, para quem pensa em priorizar pedestres e incentivar o deslocamento a pé, as calçadas largas são o primeiro passo.

Num bairro com esse tipo de infraestrutura, as pessoas podem usar o espaço público para caminhar, praticar esportes, passear com o pet, brincar com as crianças, bater um papo com os amigos e por aí vai. Com calçadas largas, todo mundo tem seu lugar e a vida ao ar livre fica mais divertida e atraente.

O Passeio Pedra Branca como pioneiro desse movimento

O Passeio Pedra Branca, na Grande Florianópolis (SC),  tem a primeira rua compartilhada do Brasil, fazendo deste um projeto pioneiro em termos de novo urbanismo. As calçadas com 8 metros de largura permitem locomoção com segurança, em harmonia, e com uma bela paisagem, integrados a natureza.

A rua está no mesmo nível das calçadas, que “conversam” com os edifícios, dando a todos a possibilidade de livre circulação. Os pedestres não precisam descer o meio fio, por exemplo, para atravessar a rua; os ciclistas têm espaço adequado para circulação em baixa velocidade; e os cadeirantes têm acesso livre em toda a rua e não ficam limitados a poucas travessias, e conseguem acessar os prédios e seus elevadores, bem como sanitários e outros acessos, com bastante facilidade.

Aqui, o pedestre, o ciclista e o cadeirante têm sempre a preferência. Para quem prefere chegar de carro, o estacionamento fica à disposição. Mas, com tanto espaço para usar e tantas opções de lazer ao ar livre, a caminhada se torna um programa cada vez mais convidativo. No fim, os carros podem circular mas acabam se sentindo intrusos, já que o local é muito mais voltado para que não usa o veículo motor.

Enfim, o paisagismo, o mobiliário, a iluminação, a sinalização e a acessibilidade se unem às pessoas para formarem um ambiente único. Seja no caminho para o trabalho ou o almoço, para as compras, para os estudos ou apenas na sua caminhada diária, o seu trajeto é mais charmoso e elegante no Passeio Pedra Branca.

Não importa se você está sozinho, acompanhado, com seu pet, de salto alto, com um carrinho de bebê, de bicicleta ou de skate, as calçadas foram pensadas para você. Por isso, faça como tantos moradores e visitantes e venha curtir as calçadas largas do Passeio Pedra Branca! Venha viver a rua!

E para acompanhar todos os eventos e novidades do Passeio Pedra Branca, curta a nossa página no Facebook ou Instagram e venha aproveitar tudo que rola por aqui!

Conheça o Passeio através de mais fotos:

Comentários

Receba novidades do Passeio Pedra Branca: