Chá para beber, comer e sentir

Chá para beber, comer e sentir

Chá para beber, comer e sentir


Na 1401 TEA, o chá é muito mais do que uma opção de bebida no cardápio. Ele é a essência do negócio, inaugurado na primavera de 2017 no Passeio Pedra Branca, onde extrapola as xícaras e surge como ingrediente de drinks, bolos, tortas, sanduíches e de pratos oferecidos durante o almoço. Uma inusitada e surpreendente experiência gastronômica. 


É exatamente esta sensação de surpresa que as proprietárias desejam causar em seus clientes. No comando do “laboratório”, como definem as empreendedoras, estão Larissa Ferrari e sua mãe, a chocolatier Jacqueline Ferrari – nome por trás da Palha Della Nonna, marca criada por ela em 2015 a partir do desejo de dar início a um empreendimento no ramo de chocolateria, revivendo todo o conhecimento que aprendeu com sua avó e, principalmente, com sua mãe, Dona Irismá. 


Estudante de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Larissa transformou sua atração pelas reações químicas em especialização e tornou-se sommelier de chás. Sua paixão encontrou eco na cozinha de sua mãe e, há dois anos, elas reinventaram e repaginaram a antiga Palha Cioccolato Della Nonna, loja de doces da família. “A mudança trouxe para a casa um ar jovial e autêntico, com uma cozinha ampliada e cardápio reformulado, onde o protagonista é o chá”, explica Larissa. O mezanino da loja foi modificado e transformado em cozinha. Ali é produzido quase tudo o que é servido na casa, e é dali que vem o aroma de chocolate e bolo que invade toda a loja e aguça os sentidos. 


Em 2018, o empreendimento ganhou novo nome: 1401 TEA. Larissa Ferrari criou a marca e definiu uma nova identidade visual e conceito. “Foram sete meses de muito estudo, pesquisas, idas e vindas até acertar no que gostaríamos que a loja nos representasse”, conta. À palavra chá em inglês, Larissa adicionou parte de um código internacional de química que representa o composto Tanino, tão presente nos chás. O símbolo é uma mandala, cujo formato hexagonal remete à estrutura fenólica do tanino. “Um pouco mais arredondada para ajustar no formato de um infusor de chá com ligações químicas e folhas de chá”, detalha Larissa.



Do almoço ao teabreak 


Chás frutados e importados, chocolate quente com cacau francês e chocolate Belga, drinks, chá gelado, cafés especiais filtrados na prensa francesa e no Hario V60 e o Chai, famoso chá indiano feito exatamente como no método tradicional, estão na ‘carta’ de bebidas do 1401 TEA. No cardápio estão milk shake a base de chá, smooth, bolos, tortas, sanduíches, brownie, geleias ‘da casa’ e tortinhas e trufas no método belga, com opções zero lactose e sem glúten. 


E o espaço ainda oferece os ‘empratados’, com entradas e pratos principais para um almoço leve e saudável, como cogumelos em chá defumado e caldos que têm o chá como um dos ingredientes. “Mas o principal mesmo são os chás e as trufas, as melhores da vida”, destaca Larissa. As novidades de 2019 são os almoços, oferecidos de segunda a sexta-feira, e o serviço de mesa de chá, o teabreak. 


A 1401 TEA está instalada na Rua da Praça, 241, loja 3, no condomínio Smart, Passeio Pedra Branca.  “A escolha pelo local foi consciente, pelo amor à região e pelo simples fato de acreditar que o Passeio Pedra Branca encanta pelas belas esculturais naturais, com um pôr do sol mais lindo de toda Palhoça. E se essa é a nossa missão, porque não apresentar esse pedacinho de carinho nesse paraíso natural?”, diz Larissa. 




Comentários

Receba novidades do Passeio Primavera: